AW-16639712231
top of page
Buscar
Foto do escritorGabi Carvalho

A Terapia Bioenergética como prática integrativa na Saúde Pública brasileira.


Terapia bioenergética


As terapias corporais se constituem como práticas milenares, sendo valorizadas em outros países como práticas de tratamento de doenças de diversas naturezas, independentemente de serem patologias de ordem física ou psíquica.


A bioenergética tem sido implementada enquanto prática psicoterapêutica, inserida na política de saúde pública no Brasil combinada com outras práticas rompendo o entendimento do binômio saúde doença como uma especificidade médica.


O que é a Terapia Bioenergética?


O Bioenergética tem origem na Psicanálise, baseada na teoria de Wilhelm Reich, psicanalista, precursor da Psicologia Corporal, que acreditava que as doenças físicas estavam enraizadas no conflito psíquico inconsciente com uma abordagem focada na mente, corpo e espírito.


Na década de 50, Alexandre Lowen, aluno e paciente de Reich, expandiu essa ideia incluindo a noção de que o estresse crônico também poderia levar a problemas de saúde mental, surgindo daí a Análise Bioenergética.


De acordo com Lowen, cada mudança poderia impactar o corpo e compreender a conexão mente-corpo era um aspecto essencial da cura.


A bioenergética baseia-se na simples proposição de que cada pessoa é seu corpo. Nenhuma pessoa existe separada do corpo vivo em que ele se expressa e se relaciona ao seu redor. Você é seu corpo e seu corpo é você, então ele expressa quem você é. É o seu jeito e estar no mundo. Quanto mais vivo o seu corpo é, mais você é no mundo. Alexander Lowen

 

Em meados dos anos 50, Lowen estabeleceu o International Institute for Bioenergetic Analyses (IIBA) que contribuiu para compartilhar os seus trabalhos e a formação de pessoas com interesse na obra. Hoje, a Análise Bioenergética é amplamente praticada em muitas partes do mundo.


A Bioenergética baseia-se na teoria de que a saúde física e emocional estão interligadas. Quando estamos fisicamente saudáveis, lidamos melhor com as emoções e quando estamos emocionalmente saudáveis, o nosso corpo funciona adequadamente.


Influenciado por Reich, Lowen fundamentou seus estudos no conceito das Estruturas de Caráter, teoria desenvolvida por Reich, com base no sistema de defesa psicológica, estruturas e manifestações físicas que compõem o caráter de uma pessoa. Apesar da condição de defesa, as couraças psicológicas (termo usado para nomear as estruturas), de acordo com Reich, poderia ocasionalmente, se transformar em padrões de tensão muscular crônica e/ou estados afetivos amortecidos.


O objetivo da Análise Bioenergética


O objetivo da abordagem é liberar a tensão física e emocional, através da produção de energia utilizando a respiração e liberação de energia por meio dos movimentos, ajudando o indivíduo a superar os padrões habituais enraizados e aprender a lidar com situações específicas de maneira diferente, melhorando o funcionamento e a vitalidade do corpo-mente.



Terapia corporal

A Análise Bioenergética é mais uma ferramenta terapêutica que pode ser aplicada ao trabalho analítico e que utiliza o corpo como instrumento de análise, realizando exercícios e técnicas que permitem ao indivíduo alcançar uma profunda compreensão de seus estados emocionais, liberar padrões de tensão, promovendo o reencontro entre o indivíduo, seu corpo e sua história, alterando a forma como se relaciona consigo e com o mundo.


Práticas Bioenergéticas na Saúde Pública do Brasil


A Terapia Bioenergética teve início com atendimentos psicoterapêuticos individuais e com o tempo passou a ser aplicada em grupos. Ganhou espaço na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) em 2018, com resultados expressivos aplicados em grupos sociais.


Por ser uma abordagem com técnicas sem contraindicações e podendo ser aplicada em pessoas de todas as idades e situações físicas e emocionais diversas, a análise Bioenergética torna-se uma ferramenta de grande valor para a sociedade.


As técnicas com respiração e movimento corporal e estimulo vocal podem ajudar pessoas que possuem bloqueios emocionais, como fobias, depressões, baixa autoestima, crises de pânico ou transtorno obsessivo compulsivo. Pode ajudar no controle de problemas respiratórios, digestivos ou neurológicos e no desbloqueio de algumas regiões que impedem o fluxo natural do corpo.


A terapia busca mais do que a diminuição dos sintomas, ela ajuda o indivíduo a conhecer suas emoções e compreender as tensões musculares e psicológicas que são indicadores de defesas somáticas contra trauma, contribuindo para que ressignifique sua relação com os processos saúde-doença por meio de mudanças na sua percepção subjetiva e assim reduzindo o sofrimento.


O trabalho é feito duplamente entre psicoterapeuta e cliente, com exercícios que podem ser passados pelo terapeuta para práticados em casa, potencializando os efeitos. Por ser uma terapia de baixo custo, que utiliza métodos mais dinâmicos e com resultados mais rápidos do que as terapias tradicionais, a Análise Bioenergética propõe a boa relação entre mente e corpo, não submetendo o indivíduo às medicações alopáticas, tornando Bioenergética uma ferramenta terapêutica com grande potencial de aplicabilidade em larga abrangência.


Com os impactos sociais, econômicos e políticos da pandemia comprometendo a saúde mental do brasileiro e aumentando os índices de estresse, ansiedade e depressão, a aplicação das técnicas da Terapia Bioenergética, com o objetivo de preparar as pessoas para a vida, capaz de vivenciar e expressar adequadamente suas emoções e sentimentos, será um ótimo suporte para questões fisicas e emocionais para a pupulação brasileira na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).




Referências:


1. Bioenergética - Conhecendo as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/praticas_integrativas_saude_bioenergetica_1ed.pdf



3. Samsel, M. (sd). O Conceito de Caráter no Reich e na Tradição https://reichandlowentherapy.org/


4. PICS: Análise Bioenegética – Ligado em Saúde. Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=v0kSIRrCCuo


5. Revisão sistemática sobre práticas corporais na perspectiva das práticas integrativas e complementares em saúde. P de Cesaro Antunes, DM Lagranha, MF de Sousa… - …, 2018 - researchgate.net

Comments


bottom of page