AW-16639712231
top of page
Buscar
Foto do escritorGabi Carvalho

Tabela de Diluição dos Óleos Essenciais



Alguns cuidados devemos ter ao iniciar o uso dos óleos essenciais. Uma delas é fazer a diluição segura. Os óleos essenciais são substâncias complexas, carregadas de princípios ativos e é necessário fazer a diluição para usarmos na nossa pele.

Um dos motivos importantes para a diluição é que, na maioria das vezes, não conseguimos absorver todos os benefícios trazidos por uma quantidade muito grande do OE (óleo essencial), muitas vezes causando o desperdício desse precioso bem da natureza. Outro motivo é a possibilidade de irritação e alergias provocadas pelos OEs (óleos essenciais), caso não respeite uma diluição segura.

Apesar de perecer seguro, os óleos essenciais são muito concentrados e devemos ter conhecimento sobre suas propriedades e ações antes de qualquer uso. A segurança e a diluição do óleo essencial estão intimamente ligadas entre si. Usar um óleo essencial diretamente da garrafa, evita reações na pele como irritação, sensibilização e fototoxicidade.


Outra coisa é que a diluição com um óleo transportador, além de evitar o contato direto com a pele, evita que o óleo essencial evapore tão rápido. Essa redução na volatilidade significa que mais propriedades terapêuticas do óleo essencial são capazes de absorver na pele e ajudam a se espalhar por uma área maior.



Diretrizes de diluição tópica:


Ao misturar aromas diferentes, certifique-se de manter a proporção de gotas na tabela acima. Por exemplo, se você precisar de 8 gotas para uma mistura e quiser usar 2 óleos diferentes, use 4 gotas de um óleo e 4 gotas do outro (ou qualquer outra razão de perfume que desejar, desde que o total de gotas não exceder 8).

  • Sempre comece pequeno com o número de gotas de óleo essencial e aumente para a proporção de diluição conforme desejado.

  • Ao usar óleos essenciais em crianças, há mais precauções a serem consideradas.

  • Teste os óleos essenciais diluídos em áreas imperceptíveis antes do uso geral.

  • Use óleos essenciais fotossensibilizadores com cautela. 

  • Consulte um profissional de saúde antes de usar se estiver grávida, amamentando, sofrendo de qualquer condição médica ou tomando medicamentos.

  • Siga as recomendações específicas de diluição com base na pessoa e na aplicação. Não use demais óleos essenciais.

  • Os óleos essenciais também podem ser diluídos em loções, cremes, manteigas, xampus, condicionadores, sabão, geléias, são escolhas fantásticas para diluir seus óleos. Procure diluir em produtos com base natural.


Caso tenha interesse de aprender sobre o universo da Aromaterapia de forma segura e eficiente, ou tenha interesse de se tornar uma Consultora de Bem Estar e ajudar famílias a terem mais autonomia e qualidade de vida, me chama que te explico como.


Um abraço

Gabi Carvalho

Comments


bottom of page