AW-16639712231
top of page
Buscar
Foto do escritorGabi Carvalho

Yoga para gestantes

Yoga pré-natal pode ser uma ótima maneira de se preparar para o parto. Descubra se esse tipo de exercício pré-natal é adequado para você.



Você sabia que o yoga pré-natal também pode ajudá-lo a se preparar para o trabalho de parto e promover a saúde do seu bebê?

Antes de iniciar o yoga pré-natal, entenda a variedade de possíveis benefícios, bem como em que uma aula implica e dicas importantes de segurança.


Quais são os benefícios do yoga pré-natal?

Assim como outros tipos de aulas de preparação para o parto, o yoga pré-natal é uma abordagem multifacetada ao exercício, que incentiva o alongamento, a centralização mental e a respiração focada. A pesquisa sugere que o yoga pré-natal é seguro e pode ter muitos benefícios para mulheres grávidas e seus bebês.

Yoga pré-natal pode:

  • Melhorar o sono

  • Reduzir o estresse e a ansiedade

  • Aumentar a força, flexibilidade e resistência dos músculos necessários para o parto

  • Diminuir dores nas costas, náuseas, dores de cabeça e falta de ar.


O yoga pré-natal também pode ajudá-la a conhecer e se relacionar com outras mulheres grávidas e a se preparar para o estresse de ser uma nova mãe.


O que acontece durante uma aula de Yoga pré-natal?


Uma aula de ioga pré-natal típica pode envolver:


  • Respiração. Você será incentivada a se concentrar em inspirar e expirar lenta e profundamente pelo nariz. As técnicas de respiração pré-natal da Yoga podem ajudá-la a reduzir ou controlar a falta de ar durante a gravidez e trabalhar com contrações durante o parto.

  • Alongamento suave. Você será incentivada a mover suavemente diferentes áreas do seu corpo, como pescoço e braços, por toda a amplitude de movimento.

  • Posturas. Enquanto estiver de pé, sentada ou deitada no chão, você moverá seu corpo suavemente para diferentes posições, visando desenvolver sua força, flexibilidade e equilíbrio. Acessórios como cobertores, almofadas e cintos, podem ser usados ​​para fornecer apoio e conforto.

  • Arrefecer e relaxar. No final de cada aula de yoga pré-natal, você relaxará os músculos e restaurará a frequência cardíaca em repouso e o ritmo respiratório. Você será incentivada a ouvir sua própria respiração, prestar muita atenção às sensações, pensamentos e emoções ou repetir um mantra ou palavra para provocar um estado de autoconsciência e calma interior

Existem estilos de yoga que não são recomendados para mulheres grávidas?


Existem muitos estilos diferentes de yoga - alguns mais árduos do que outros. Yoga pré-natal, hatha yoga e yoga restaurativo são as melhores opções para mulheres grávidas. Converse com o instrutor sobre sua gravidez antes de iniciar qualquer outra aula de yoga.

Tenha cuidado para evitar yoga quente, que envolve fazer poses vigorosas em uma sala aquecida a temperaturas mais altas. Por exemplo, durante a forma Bikram de yoga quente, a sala é aquecida a aproximadamente 40 F (105 F) e tem uma umidade de 40%. A yoga quente pode aumentar demais a temperatura do corpo, causando uma condição conhecida como hipertermia.


Existem diretrizes de segurança especiais para o yoga pré-natal?


Para proteger sua saúde e a saúde do bebê durante o yoga pré-natal, siga as diretrizes básicas de segurança. Por exemplo:

  • Converse com seu médico. Antes de iniciar um programa de ioga pré-natal, verifique com o seu médico se você poe fazer. Talvez você não consiga fazer yoga pré-natal se estiver em risco aumentado de parto prematuro ou tiver certas condições médicas, como doenças cardíacas ou problemas nas costas.

  • Estabeleça metas realistas. Para a maioria das mulheres grávidas, recomenda-se pelo menos 30 minutos de atividade física moderada em pelo menos cinco, se não todos, dias da semana. No entanto, exercícios ainda mais curtos ou menos frequentes ainda podem ajudá-lo a manter a forma e a se preparar para o trabalho de parto.

  • Ponha-se no ritmo. Se você não consegue falar normalmente enquanto faz yoga pré-natal, provavelmente está se esforçando demais.

  • Mantenha-se fresca e hidratada. Pratique yoga pré-natal em uma sala bem ventilada para evitar superaquecimento. Beba bastante líquido para se manter hidratada.

  • Evite certas posturas. Ao fazer poses, dobre os quadris - e não as costas - para manter a curvatura normal da coluna. Evite deitar de bruços ou de costas, fazer curvas profundas para a frente ou para trás ou fazer poses de torção que pressionem seu abdômen. Você pode modificar as poses de torção para mover apenas a parte superior das costas, ombros e caixa toráxica. À medida que a gravidez avança, use adereços durante as posturas para acomodar mudanças no seu centro de gravidade. Se você se perguntar se uma pose é segura, peça orientação ao seu instrutor.

  • Não exagere. Preste atenção ao seu corpo e como você se sente. Comece devagar e evite posições que estão além do seu nível de experiência ou conforto. Estique apenas o quanto você faria antes da gravidez.


Espero ter ajudado!

Um beijo.

Comments


bottom of page