AW-16639712231
top of page
Buscar
Foto do escritorGabi Carvalho

O que são Chakras e como eles funcionam?


Os chakras são foco de energia localizados em pontos específicos do corpo e têm como objetivo metabolizar e manter a transferência contínua de energia entre o corpo físico e os planos espiritual e material.
O que são chakras

A Palavra Chakra vem do sânscrito shakra e significa roda da vida.

Para entender melhor sobre os chakras e como eles funcionam, devemos partir da ideia de que tudo o que existe no Universo é energia.


Os chakras são foco de energia localizados em pontos específicos do corpo e têm como objetivo metabolizar e manter a transferência contínua de energia entre o corpo físico e os planos espiritual e material.


Tudo que está em nossa volta, nosso corpo e até mesmo as nossas emoções é energia. Uma árvore, uma planta, um carro, um objeto são energia num estado condensado. O que não vemos, também, é energia porém num estado sutil. O ar é energia, não vemos, mas precisamos dele pra viver.


No caso da energia sutil, vou dar um clássico exemplo para entender melhor: Você já teve uma experiência de estar num lugar e sentir que a energia dali era boa e te fez sentir bem, ou então, que era ruim e quis sair logo daquele lugar? Então, não é porque não vemos que não existe, certo?!


Os chakras têm formato de vórtice (roda) e se alimentam da Aura, que é um campo magnético que envolve nosso corpo e fazem troca constante de energia entre o nosso corpo e o meio em que estamos. Por isso é possível sentir quando uma pessoa não está bem, se um ambiente é bom ou não, etc.


Existem vários chakras espalhados por todo o corpo, porém temos 7 principais por estarem ligados a glândulas endócrinas que são os chakras: básico, sexual, plexo solar, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário. Eles registram memórias felizes, traumáticas, tristes, entre outras. Cada um deles está associado a uma cor e a uma glândula do corpo físico, e rege uma parte específica do funcionamento do nosso corpo psicológico


Há registros hindus de mais de 10 mil anos que já estudavam os chakras, então o negócio é antigo e muito sério. Tanto que se um chakra não está funcionando bem é um indicativo de um problema físico. .


E como um chakra se desequilibra e afeta toda a nossa vida?


Os chakras, além de estarem relacionados com o corpo e tudo que se relaciona com a materialidade, também estão relacionado com as emoções humanas. Cuidar do corpo através de exercícios, boa alimentação, respirar ar puro são fundamentais para um bom funcionamento dos chakras. Assim como cuidar da mente e das nossas emoções proporcionam um bom funcionamento e bem estar em todos os níveis. Portanto, o chakra pode se desequilibrar tanto por uma questão física ou emocional, de fora pra dentro e de dentro pra fora.


Meu objetivo aqui é compartilhar informações que coletei sobre esse assunto do ponto de vista emocional. Da forma como nos sentimos, pensamos e reagimos vai ter um impacto direto sobre os chakras e os órgãos que esses chakras se relacionam. E uma outra informação bacana é que cada chakra vai estar relacionado a uma emoção ou estado emocional.


O chakra básico se desestabiliza com o medo; o chakra sexual com a culpa; o chakra do plexo solar com a vergonha; o chakra cardíaco com o ódio e tristeza; o chakra laríngeo com a má comunicação (mentiras que contamos); o chakra frontal com ilusões que nos deixamos levar; o chakra coronário com a desconexão com nosso espírito ou quando perdemos a fé.


Uma pessoa medrosa, que não se sente segura, que está sempre se defendendo, assustada por exemplo, pode estar com o chakra básico em desequilíbrio. Uma pessoa com problemas no estômago está com desequilíbrio no chakra do plexo solar. Uma pessoa que tem dificuldade de se expressar, provavelmente, tem algum bloqueio no chakra laríngeo que pode afetar o nível físico na região da garganta ou tireoide... E assim por diante .


Bom, mas e ai como podemos equilibrar os chakras? Você sabia que os óleos essenciais podem te ajudar!

Farei um próximo post falando sobre cada chakra e também como os óleos essenciais podem ajudar a equilibrar nosso centro de energia.


Até mais

Gabi Carvalho

Commenti


bottom of page