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Foto do escritorGabi Carvalho

Mídia Social para Terapeutas



Use as mídias sociais de maneira certa para divulgar a sua prática terapêutica.


A mídia social para terapeutas pode ser feita de forma ética e eficaz. Com o mundo adotando as mídias digitais em um ritmo tão acelerado, é muito raro encontrar uma empresa que não tenha presença online ou que não use alguma forma de mídia social.


Além disso, com todas as restrições da Covid-19, a maioria dos consultórios terapêuticos agora oferece seus serviços online. É completamente compreensível que com tantas plataformas de mídia social disponíveis hoje e novas surgindo com frequência, você pode se sentir um pouco confuso ou até oprimido pelo número de opções.


Uma dúvida da grade maioria dos terapeutas é sobre as questões éticas de como se apresentar nas redes sociais, mas não deixe que isso o impeça de divulgar o seu trabalho online, pois, antes de ser um terapeuta, você também é um empresário e precisa pagar contas. E a web é onde você pode encontrar uma grande parte da sua clientela potencial (mais de 85%) que está procurando por você. Tudo que você precisa é de uma presença e engajamento profissional na mídia social.


Continue lendo para descobrir o porquê e como, as considerações éticas e obter mais informações sobre as várias plataformas de mídia social que você pode usar facilmente.


Por que o terapeuta deve usar as mídias sociais?


Uma forte estratégia de mídia social pode ajudá-lo a amplificar seus esforços de marketing e garantir que você está compartilhando conteúdo consistente e valioso que ressoa com seus colegas, bem como, com clientes existentes e potenciais.


Existem 2 razões principais para a sua prática de terapia estar nas redes sociais:


1. Construção de relacionamento


Postar conteúdo confiável, identificável e relevante pode ajudá-lo a construir reconhecimento, conectar-se com seus colegas e também mostrar sua confiabilidade. No entanto, você deve garantir que seu conteúdo nunca revele informações do cliente.


Certifique-se de escolher:


A plataforma certa - Seu público, sejam colegas ou clientes, determinará a plataforma que você usará.

LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, TikTok


O conteúdo certo - Publique conteúdo que seja útil e intimamente associado ao seu negócio de terapia ou bem-estar. Compartilhe artigos úteis, citações interessantes, imagens ou vídeos relevantes


2. Aumente o alcance e a classificação do seu site


Ao postar informações úteis em seu site ou nas mídias sociais, as pessoas verão você como o recurso de referência para qualquer coisa relacionada à saúde mental e bem-estar. Repostagens, compartilhamentos e curtidas, todos dão um sinal social e podem ter um efeito nas classificações de busca orgânica.


Além disso, com o uso ativo das mídias sociais, você aumenta a autoridade do domínio e o número de links para o seu site, proporcionando benefícios de SEO. Além disso, a interação social traz tráfego direcionado e engajado para o seu site.


COMO USAR MÍDIAS SOCIAIS


Agora você sabe porque precisa das mídias sociais. Mas lembre-se de que a ética e a privacidade do cliente sempre serão sua prioridade.


Ao criar uma presença na mídia social, aqui estão duas coisas cruciais que você deve considerar:

  • Tornando-se um líder inovador em sua área - O conteúdo que você cria e compartilha permite que seus seguidores o conheçam profissionalmente e o vejam como um especialista. A mídia social permite que você reforce sua liderança inovadora em sua área de atuação.

  • Criação de uma página profissional para sua prática terapêutica. Por exemplo, você pode criar uma página do Facebook ou no Linkedin, exclusivamente para a prática por meio de sua conta. Você também pode abrir uma conta comercial no Intagram ou no Twitter.

Para ajudá-lo a aproveitar a mídia social de forma eficaz, considere o seguinte ao criar e executar uma estratégia de mídia social para sua prática.


PLATAFORMAS DE MÍDIA SOCIAL



Facebook

  • Maior plataforma de mídia social - 2,7 bilhões de usuários em 2020.

  • Crie uma página de negócios para sua prática (separada do seu perfil pessoal do FB).

  • É gratuito e você pode gerenciá-lo em sua conta normal do Facebook.

  • Forneça suas informações de prática e compartilhe informações interessantes

  • Comece a fazer com que as pessoas 'curtam' sua página para ampliar seu alcance social.

Compartilhe: artigos de que você gosta, postagens repletas de fatos, ideias e dicas para o bem-estar mental ou citações que você acha inspiradoras.


Instagram

  • 1 bilhão de pessoas usam o Instagram mensalmente.

  • Conhecido por ser extremamente visual.

  • Use-o como uma ferramenta de branding para o seu negócio de terapia.

  • Usar hashtags relevantes para o seu nicho ajuda as pessoas a descobrirem você no Instagram.

  • Envolva-se com contas semelhantes - constrói conexões e credibilidade.

Compartilhe: imagens divertidas, vídeos curtos, sessões ao vivo, bobinas


Twiter

  • O limite de palavras limitado permite criar conteúdo conciso e nítido.

  • Ótima maneira de se conectar com seu público por meio de mini conversas públicas.

  • Leia, responda e retuite coisas interessantes que você leu e que são vagamente relevantes para o seu nicho de terapia.

Compartilhe: artigos, palavras de sabedoria, ideias sobre tópicos em alta


Linkedin

  • Serviço de rede social voltado para negócios

  • Crie uma página da empresa (semelhante à página de negócios do Facebook).

  • Use o LinkedIn para se conectar com outros profissionais em seu setor e localização

  • Junte-se a grupos relacionados à sua prática e interaja com outros membros.

Compartilhe: artigos (seus e de outros), comente postagens, estabeleça uma liderança inovadora


Youtube

  • O YouTube é a melhor plataforma para compartilhar conteúdo de vídeo.

  • Ajuda seus espectadores a se relacionarem com você - Uma ferramenta eficaz para construir confiança.

  • Interaja com seus seguidores respondendo aos comentários.

Compartilhe: dicas e conselhos sobre saúde mental / tópicos populares, desmistificando mitos, campanhas de conscientização


Tik Tok

  • Popular entre adolescentes e jovens adultos.

  • Procure reduzir o estigma em torno da terapia e das condições de saúde mental.

  • Como os seguidores são mais jovens, é preciso ter mais cuidado com o conteúdo.

Compartilhe: dicas e conselhos para lidar com a ansiedade, questões sociais, atenção plena, campanhas de conscientização



Existem muitas maneiras de usar a mídia social!


Você não precisa usar todas essas plataformas de mídia social. Como prática recomendada, a plataforma de mídia social que melhor se adapta a você deve se alinhar ao seu nicho de prática, aos seus clientes e ao seu objetivo final.


Por exemplo, se você atende a um público mais jovem, Instagram , TikTok e YouTube são ótimos canais para mostrar seus pensamentos por meio de imagens e vídeos. Um público um pouco mais velho e mais maduro provavelmente encontrará você no Facebook, Google+, Twitter ou LinkedIn

É importante manter todas as considerações éticas e a privacidade do seu cliente como sua principal prioridade. Depois de descobrir isso, comece a compartilhar conteúdo criativo, construtivo e consistente que apóie sua especialização.


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