AW-16639712231 Diferença entre Aromaterapia e Aromacologia.
top of page
Buscar
Foto do escritorGabi Carvalho

Diferença entre Aromaterapia e Aromacologia.


Se você passou algum tempo pesquisando vários usos de óleo essencial, pode ter se deparado com duas palavras semelhantes - "Aromaterapia" e "Aromacologia". Ambas as palavras são incrivelmente relevantes quando se trata de óleos essenciais. Embora essas duas palavras pareçam iguais, elas têm um significado diferente.


O que é aromaterapia?


A Aromaterapia envolve a utilização dos óleos essenciais com o objetivo de equilibrar a mente o corpo e o espírito. A palavra "aroma" se remete a cheiro e "terapia", a cura. Também, se fixou mais no emprego dos óleos essenciais para o bem estar, seja a través da massagem, inalações ou tratamentos estéticos 🌱


A aromaterapia existe há 90 anos, como foi Rene-Maurice Gattefossé, um químico francês, quem introduziu o termo pela primeira vez. Ele o fez ao descrever suas descobertas sobre essências vegetais e seus poderes de cura.


No entanto, embora o termo “Aromaterapia” não tenha sido usado até 1928, a prática já existia há muito mais tempo. O uso de óleo essencial tem sido bem documentado na medicina popular. Embora ninguém possa identificar quando os humanos começaram a usar os óleos nas plantas para fins aromáticos, muitos acreditam que a prática existe há algumas centenas e talvez até mil anos ou mais.



O que é Aromachology?


Se a aromaterapia é conhecida como “medicina popular”, então a aromacologia se refere ao estudo científico desse medicamento. Embora a aromaterapia já exista há muitos anos, os cientistas não começaram a estudar aromacologia até 1989. Graças à pesquisa moderna, a aromacologia tem uma base neurológica robusta.


A aromacologia é um pouco diferente da aromaterapia, porque analisa o impacto das fragrâncias naturais e sintéticas. Assim, limita-se estritamente a aromas e perfumes.


A aromachoogia é significativamente diferente da aromaterapia, que é a crença de que as plantas têm poder de cura natural. Por exemplo, imagine usar um óleo essencial em um difusor de aromaterapia . Aromaterapia é a crença de que os compostos químicos liberados pelas plantas ajudam a curar o corpo e que os aromas são um subproduto natural. Aromacologia é a crença de que os cheiros podem provocar uma resposta em humanos. 


Considere o fato de que a aromaterapia usa apenas fragrâncias naturais de origem vegetal, enquanto a aromacologia depende de fragrâncias naturais e sintéticas. Aromaterapia procura analisar quais plantas causam uma resposta fisiológica. Aromacologia, por outro lado, analisa como os aromas podem produzir uma reação psicológica.


Um exemplo perfeito é o fato de os aromaterapeutas usarem plantas e óleos essenciais para tentar curar os pacientes. Aromacologista usará aromas para tentar dar uma resposta. Um estudo de aromacologista pode perguntar "Que aromas devemos colocar na entrada de uma loja para levar os clientes a gastar dinheiro?" Da mesma forma, os usuários podem usar produtos de aromaterapia respirando-os ou aplicando-os diretamente na pele. Aromacologia funciona apenas por inalação.



Fonte: IBRA - Instituto Brasileiro de Aromaterapia

Site Organica Aromas


bottom of page