AW-16639712231
top of page
Buscar
Foto do escritorGabi Carvalho

Aromaterapia e Meditação

A combinação perfeita para equilibrar sentimentos de tristeza, ansiedade, euforia, irritação, impaciência, melhorar foco e concentração, despertar a criatividade, além de outros benefícios. A Aromaterapia e a Meditação, juntas, proporcionam muitos benefícios para a mente e o corpo.




Iniciei minhas práticas de meditação há cerca de seis meses para me ajudar em um processo de tristeza que estava passando após ter falido um negócio, logo depois conheci os óleos essenciais e descobri que podia me mover rapidamente para um estado de felicidade pacífica que aumentava os benefícios da minha prática de meditação.

Enquanto a Meditação é uma prática milenar, uma técnica para você refletir mais sobre suas ações no mundo e entrar em profundo equilíbrio com o seu interior a Aromaterapia é um método mais novo para evitarmos o uso medicamentos a fim de controlar a ansiedade, a depressão e outros distúrbios e enfermidades. Além de fazer bem à saúde, é uma excelente forma de compreender melhor o que você está passando e ter noção das suas emoções.


Quando se ouve falar em meditação (eu também era assim), muitas pessoas acham que o simples fato de se concentrar é a tarefa mais difícil, principalmente se o praticante tem uma rotina muito agitada. O foco da meditação é a pura concentração em você e nos detalhes de todos os cinco sentidos. Você precisa despertá-los para entrar em equilíbrio, acalmando a mente e libertando todo o estresse e a ansiedade.


E o mais interessante nisso tudo é que a Aromaterapia e a Meditação podem trabalhar juntas, como forma de complementar o tratamento e a técnica em si. Quando você utiliza os óleos essenciais da aromaterapia, o resultado da meditação é completamente ampliado, porque você acaba se concentrando no aroma, deixando que ele percorra todo o seu sistema nervoso, liberando hormônios para você relaxar e se acalmar.

A aromaterapia ajuda a meditação se tornar uma atividade ainda mais prazerosa e relaxante, porque estimula as áreas cerebrais ligadas ao relaxamento e à concentração.



Ainda me considero uma iniciante, mas desde que comecei, definitivamente, estou passando por uma mudança na minha capacidade de levar as coisas com calma. Ao pesquisar os benefícios da meditação e da aromaterapia, encontrei vários estudos científicos que indicam que ambos nos tornam mais felizes, especialmente quando praticados por um longo período de tempo.

Um estudo realizado em 2007 mostrou que a aromaterapia com lavanda reduziu o cortisol sérico - que desempenha um papel central na resposta do corpo ao estresse - em pessoas saudáveis. Os pesquisadores concluíram: "Esses achados sugerem que a aromaterapia com lavanda tem efeitos de relaxamento e pode ter efeitos agudos benéficos na circulação coronariana".


Os estudos da neurocientista Sara Lazar mostraram que a meditação diminui a amígdala, a parte do cérebro que controla a ansiedade e o medo. Menos ansiedade e medo se traduz em menos estresse. Menos estresse significa mais alegria


Um estudo realizado em Taiwan em 2011 forneceu evidências poderosas de que, quando os autores selecionaram professores do ensino fundamental, conhecidos por trabalhar sob estresse significativo, e usaram uma inalação de Bergamota como método de administração. Eles se concentraram nos sinais de estresse fisiológico que são fáceis de gravar e simples de interpretar. Eles descobriram que mesmo uma inalação semanal de 10 minutos de aromaterapia resultou em uma redução significativa da pressão sanguínea e da frequência cardíaca, e levou a atividade nervosa autônoma a um estado equilibrado.


Meus favoritos pessoais são Lavanda, Olíbano, Bergamota e Tangerina. Experimente!

Se quiser conhecer mais ou incluir os óleos essenciais na sua rotina, aqui está o link para iniciar uma experiência incrível!


Abraço carinhoso!

Gabi Carvalho

Comments


bottom of page