AW-16639712231
top of page
Buscar
Foto do escritorGabi Carvalho

Aromaterapia pode ser um importante auxiliar no tratamento do câncer

Pesquisas realizadas em alguns países têm apresentado resultados positivos na qualidade de vida dos pacientes com Câncer, resultados estes, que chamaram a atenção do Instituto Nacional do Câncer nos EUA que divulgou em seu site (http://www.cancer.gov/) alguns dos benefícios da Aromaterapia.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer dos EUA (NCI), alguns óleos essenciais possuem ação antiviral, antibacteriano e antifúngica e pode auxiliar no aumento da imunidade de pacientes que receberam quimioterapia.





Os pesquisadores khiewkhern, S; Promthet S; Sukprasert A; Eunhpinitpong W e Bradshaw P, no Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Khon Kaen, Khon Kaen, Tailândia em sua pesquisa Effectiveness of aromatherapy Thai massage with light to improve cellular immunity in patients with colorectal cancer chemotherapy comprovaram o aumento na quantidade de linfócitos após o tratamento com a aromaterapia de 11%, além de reduzir sintomas da quimioterapia como a fadiga, estresse e dor.


Outra pesquisa que demonstrou efeito positivo em pacientes com câncer é a do grupo de pesquisadores Lai TK, Cheung MC, Lo CK, Ng KL, Fung YH, Tong M, Yau CC Effectiveness of aroma massage on advanced cancer patients with constipation: a pilot study. Nesta pesquisa eles comprovaram o benefício dos óleos essenciais no combate a prisão de ventre em pacientes com câncer avançado.

Demais pesquisas vêm demonstrando que os óleos essenciais podem auxiliar a equilibrar a mente e emoções, reduzir o estresse, ansiedade, distúrbio do sono, combater enjoos, equilibrar a frequência respiratória, harmonizar a pressão arterial e a pulsação cardíaca, redução da dor entre outros.

Segundo o NCI, a Aromaterapia não é utilizada como tratamento único para o câncer e sim como complementar para auxiliar nos sintomas e efeitos colaterais do tratamento. Vale ressaltar que cada óleo essencial tem uma composição química diferente e que afeta o ser humano de diferentes formas, e isso ocorre devido à forma eles são utilizados (aromatizador pessoal, ambiental, banhos, compressas e massagens).

Os óleos essenciais são muito voláteis e concentrados. Por exemplo, são necessários cerca de 220 quilos de flores de lavanda para fazer cerca de 1 quilo de óleo essencial.

Ainda segundo o NCI, o óleo essencial quando inalado é captado pelos receptores do nariz que levam as informações através de mensagens químicas para o cérebro, especificamente na região chamada de sistema límbico, que afeta o humor e as emoções, sendo capaz de reduzir a ansiedade, diminuir a depressão, promover qualidade do sono entre outros. Já quando o óleo essencial é aplicado na pele, ele possui ação antibacteriana, antiviral, exemplo o óleo essencial de tea tree capaz de combater o vírus da Herpes simples.


Dicas de óleos Essenciais


Para aumentar a imunidade: Limão siciliano e Tea tree Para equilibrar o sono: Lavanda e Lemongrass Para reduzir a ansiedade, medos, inseguranças e combater a depressão: Bergamota,

Tangerina e Laranja Doce Para reduzir o enjoo: Hortelã Pimenta Reduzir a Pressão Arterial: Ylang Ylang e Manjerona Aumentar a pressão Arterial: Alecrim



Um beijo

Gabi Carvalho

Comments


bottom of page